quinta-feira, 2 de abril de 2009

Até quando McLaren?



McLaren: Ok, Lewis. Você precisa ter certeza sobre a posição do safety car na pista.
Depois de definida a posição do safety car, não ultrapasse. Não ultrapasse.

Lewis Hamilton: Uma Toyota saiu da pista na curva dois, confirma?

McL: Entendido, Lewis. Vamos checar e te chamamos.

LH: Ele (Jarno Trulli) saiu da pista. Ele espalhou demais.

McL: Lewis, você tem que deixar a Toyota passar. Deixe a Toyota te passar agora.

LH: Ok.

LH: Ele diminuiu bem na minha frente.

McL: Ok, Lewis. Fique na frente por enquanto. Fique na frente. Nós já falamos com você. Estamos falando com Charlie (Whiting, diretor de prova).

LH: Eu já o deixei passar.

McL: Ok, Lewis. Tudo bem. Fique na sua posição.

LH: Avise ao Charlie (Whiting) que eu já o ultrapassei, mas já o deixei passar.

McL: Entendido Lewis. Estamos checando. Agora podemos ir para amarelo G 5. Amarelo golf 5 (instrução técnica para mudar no carro).

LH: Eu não deveria tê-lo deixado passar, eu deveria poder ultrapassá-lo, pois ele cometeu um erro.

McL: Sim, nós entendemos. Vamos fazer como diz na regra. Estamos perguntando ao Charlie agora. Você está em quarto lugar. Mantenha a posição e siga atrás do safety car.

McL: Ok, Lewis. Seu KERS está cheio. Seu KERS está cheio. Fique atento. Você pode voltar para preto F 2. Preto Foxtrot 2 (instrução técnica para mudar no carro).

LH: Alguma informação do Charlie sobre se eu posso ultrapassá-lo ou não?

McL: Continuamos esperando uma resposta Lewis, continue esperando.

McL: Lewis aqueça os seus freios. Os freios dianteiros estão frios.

McL: Se puder usar o KERS seria bom. Se for usar o KERS, use agora.

McL: Ok, Lewis. É a última volta da corrida. No fim da volta o safety car vai entrar nos boxes. Só continue até a bandeirada sem ultrapassar, sem ultrapassar. Estamos checando a situação com o Trulli. Apenas mantenha sua posição.


Foto: Agência Reuters

Essa foi mais uma trama da McLaren para se beneficiar em uma corrida. Outra vez com Lewis Hamilton. A dessa vez foi manipular as posições durante a entrada do safety car durante um acidente na prova. Com a punição, Jarno Trulli voltou ao posto de terceiro colocado e disse que a justiça foi feita.

O talento do campeão mundial é indiscutível e ele não precisa disso para vencer ou ao menos melhorar de posição em corridas. O fato é que a McLaren já esgotou sua cota de "falcatruas" para burlar resultados de corrida. Ela já pagou caro, já perdeu o título de construtores por espíonagem em 2007. Será que não lembram?

A equipe já declarou em comunicado oficial que não recorrerá da decisão da FIA(por que será?...), mas também declarou que não tentou 'enganar' os comissários de prova.
Aqui está a integra do comunicado:

"Os comissários da FIA reavaliaram sua decisão do domingo, dia 29 de março de 2009, e excluiu o piloto da McLaren Lewis Hamilton dos resultados do GP da Austrália.

A McLaren entende que os comissários tomaram a decisão baseados na revisão das transmissões de rádio entre o piloto e a equipe.

A equipe acreditou, erradamente, que as comunicações por rádio tinham sido revistas pela FIA no dia 29 de março de 2009 e consequentemente não acreditava que seria necessária uma conversa com os comissários naquela data.

A McLaren se desculpa por isso, aceita a decisão dos comissários e não apelará."



Fontes: globoesporte.com

5 comentários:

  1. McLaren é uma equipe boa? sim, é.Porém muito "sacana" sempre tenta fazer coisas erradas para melhorar na competição.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, uma equipe de tal tamanho, utilizando de taticas baixas. Onde cai o peso, naquele que possui o talento e apenas fez a sua parte. Acredito que não só a McLaren errou, a propria comissão de prova, que por obrigação, deveria estar ciente do feito dos pilotos, não viu a atitude de FARPLAY entres os mesmos, deixando virar essas grande "algazarra", onde num torneio de tal valor, não deveria existir.

    ResponderExcluir
  3. São por essas e outras que digo que a Fórmula 1 atual está tão decadente em relação ao passado, onde ja se viu, uma potencia automobilistica como a Mc Laren, praticar a manipulação de resultados, usando o atual campeão a revelação da F1, fazer tais atos onde demonstra de certa forma, a falta do instinto de competição dos pilotos, empresa que acaba por iludir pilotos, que inicia uma carreira com uma visão e acaba sendo distorcida no ápice dessa conquista. A fórmula 1 virou apenas um outro meio para se fazer negócios.
    Uma forma drástica de acabar com isso seria, pilotos darem conta e acreditarem em si mesmos e revoltarem diante a tais atitudes notadas por certas equipes, pois se pilotos resolverem competir de verdade na pista nada poderá fazer as equipes e se ouzar a fazer todos descobrem.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pra vc que disse que eu nuca iria postar um comentário no seu Blog: aqui está! Não vou comentar a notícia, nem falar sobre a F1, muito menos sobre a McLaren. Estou aqui pra dizer que tenho algumas idéias legais para um blog, vou te falar: eu estava pensando que eu poderia escrever alguns artigos e postar neste Blog, eu sei que é um blog de esportes mas se você quiser eu escolho um assunto, qualquer assunto e posto aqui. E se você não quiser assim, criamos outro blog e podemos fazer como um pequeno jornal, com matérias variadas, escritas por pessoas diversas. Bom é isso, tchau...

    ResponderExcluir