terça-feira, 31 de março de 2009



Fotos: Blog Voando Baixo e Agência Reuters

Virou chatisse e clichê todo início de ano especulações sobre os favoritos para o título da temporada da Fórmula 1. E também não é algo muito difícil de arriscar. McLaren e Ferrari destacam-se no topo da pirâmide da competição a todo ano.

A temporada em vigor parece guardar um outro desfecho, e que assim seja. Essa tão falada 'nova hierarquia' da F1 ficou mais provável com o GP da Austrália. O sucesso do gênio Ross Brawn e sua equipe não remete a nenhuma surpresa, já que o mesmo conquistou vários títulos em sua carreira; o que impressiona é o contexto em que a vitória foi conquistada.

De improvável existência a triunfo na primira corrida(algo que não acontecia há 55 anos para uma equipe estreante), e possuidora de recursos escassos, com um patrocínio recente, e desprovida do já popularizado KERS. Mas como já dito, Brawn montou um carro arrojado, resistente, chamado pelo grande Reginaldo Leme de 'tanque'(exagero, é claro); a equipe tem pilotos talentosos, já mostraram isso e, cá entre nós, mereciam um bom carro depois de duas temporadas para serem esquecidas pela Honda.

Espera-se também que a já tão criticada FIA não atue como um STJD do automobilismo e altere bruscamente regras de aerodinamica dos carros, no julgamento que ocorrerá no próximo dia 14, mas, que tenha uma postura correta quanto ao uso dos difusores que já causam polêmica. Segundo o bi-campeão mundial Fernando Alonso - A Brawn está em outro nível. Se a Corte de Apelações não fizer nada, então eles vão ganhar as 17 provas.
Se na concepção da FIA o difusor for legal, que as demais escuderias mudem seus carros(algo que não acontesse da noite pro dia) e corrão atrás do prejuízo, contudo se for considerado ilegal, que essa nova disputa democrática pelo troféu de campeão seja eterna enquanto dure.

4 comentários:

  1. Sou um grande admirador de F1 e meu grande amigo Lukas Kenji inserio informações valiosas ao seu tópico! Parabéns amigo e sucesso profissional! ;D

    ResponderExcluir
  2. Bom realmente vimos nesse GP que a Brawn veio melhor preparada para os novos regulamentos da F1.
    Há polemicas em relação ao carro, sobre o difusor, mas bem é algo que estava na cara dos engenheiros das demais equipes, o que resta agora são as tais modificarem os difusores de seus carros para correr atrás do prejuízo, algo que vemos que estar pra acontecer ja anuncia a mídia.
    Espero que agora, após muitos anos, tornemos a apreciar e emocionar com a verdadeira Fórmula 1, com menos paparicos das grandes equipes, e mais rivalidades, competições acirradas, onde cada GP, seje uma surpresa.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que o kaue disse, as corridas agora terão muito mais rivalidade e serão corridas muito mais emocionantes com os novos "recursos" nos carros, sendo assim tudo pode mudar a cada volta.

    ResponderExcluir
  4. Realmente a F1 parece que voltará aos velhos tempos, sem o monopólio de Ferrari e McLaren.
    A Brawn Gp é uma equipe que veio forte, e nesse ano será dificil saber o campeão devido ao equilibrio dos carros!

    ResponderExcluir